Tipos de Vidro

18/04/2019

O vidro é um material cada vez mais utilizado na construção civil. Sua presença é marcante tanto em edificações mais simples como em empreendimentos de grande porte, permitindo proteção e isolamento termoacústico dos ambientes. 

 

Trata-se de um material versátil e muito moderno.

 

Os tipos de vidro mais utilizados na construção civil – comum, temperado e laminado – são empregados em diferentes situações, e a NM Vidros cuida para que cada local utilize o tipo de vidro apropriado à função, garantindo maior eficácia e segurança aos seus usuários.

 

Confira abaixo quais são as diferenças entre o vidro comum, o temperado e o laminado:    

 

Apesar de suas qualidades, o vidro comum pode ser utilizado em diferentes obras desde, que esteja encaixilhado. Possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais. Ao se quebrar, o vidro comum espalha pedaços pontiagudos e cortantes.  

 

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente que o comum (contra fortes ventos e altas temperaturas). Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados. Para adquirir esta característica, o vidro temperado passa pela têmpera, processo durante a fabricação onde o vidro sofre um choque térmico. Os recortes e furos dos vidros temperados devem ser realizados sempre antes do processo de têmpera e, por isso, as placas são feitas sempre sob medida e em dimensões exatas.

 

Já o vidro laminado tem como principal característica a segurança. Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos às películas plásticas, evitando cortes. Por isso, também, é muito recomendado para aplicações em fachadas, guarda-corpos, coberturas, portas e janelas. Em caso de quebra acidental, o vidro laminado mantém o vão fechado até a sua substituição, o que previne quedas em altura ou até mesmo invasões.

Entre em contato e obtenha mais informações. Teremos prazer em atendê-lo!    

Comente